Telefone da Anatel: número para reclamações e atendimento

Procurando pelo número de telefone da Anatel? Afinal, ter o conhecimento de seus contatos é fundamental, já que nunca se sabe quando será preciso fazer uma contestação.

A Anatel, é a sigla para Agência Nacional de Telecomunicações, um setor de telecomunicações instalado no Brasil com a finalidade de regulamentar este mercado, trazendo o desenvolvimento para o país.

Então, para que você tenha acesso a todas as formas de contato do telefone da Anatel, continue aqui com a gente e veja esta e outras informações pertinentes ao tema. Confira a seguir.

Qual o telefone da Anatel para reclamar?

Fazer suas reclamações com a Anatel é bem simples. Para isso, basta que você disque o número 1331 para registrar quaisquer tipos de reclamação sobre quaisquer operadoras.

Esta central funciona apenas nos dias úteis, das 8 horas da manhã às 8 horas da tarde.

Através deste número de telefone da Anatel você poderá fazer pedidos de informações para a agência, denúncias sobre explorações ilegais, além das irregularidades observadas nos serviços de telecomunicações.

Mas você também pode realizar reclamações contra qualquer uma das operadoras também.

Agora, se você possui algum tipo de deficiência auditiva ou de fala, saiba que você poderá solicitar uma videochamada com a Central da Anatel através do telefone 1331.

O atendimento é feito através da Central de Intermediação de Comunicação (CIC).

Vale lembrar que ambos os tipos de ligações são gratuitas e não envolvem quaisquer tipos de cobrança de taxas ou de tarifas.

Anatel possui whatsapp?

Não, a Anatel não realiza nenhum tipo de contato através do WhatsApp.

Então, se você receber quaisquer mensagens desta empresa por este meio de comunicação, bloqueie e denuncie o contato imediatamente, pois se trata de uma tentativa de golpe.

Lembre-se também de divulgar o caso nas redes sociais para outros clientes ficarem ciente da tentativa de fraude.

Anatel atende por email?

Assim como o WhatsApp, a Anatel também não possui nenhum canal de atendimento através desta plataforma.

Caso você receba algum e-mail desta empresa, fique atento! Pois pode se tratar de uma tentativa de golpe, portanto, você também deve divulgar nas redes sociais este tipo de fraude também.

Ouvidoria da Anatel

Também um número de telefone da Anatel especialmente para o canal de ouvidoria através do portal Fala.BR.

Através deste portal, você consegue ter acesso a:

  • Central de informações públicas;
  • Realização de denúncia;
  • Fazer elogios;
  • Realizar uma reclamação;
  • Fazer uma solicitação;
  • Sugerir alguma ideia para minimizar a burocracia do serviço público;
  • Encaminhar sugestões de melhorias.

Basta acessar o portal e escolher a opção dentro do que você precisa.

Como fazer reclamações no site da Anatel

Como dissemos, esse canal é utilizado para realizar reclamações contra as operadoras de telefone e internet sempre quando não cumprem sua função.

Contudo, antes de fazer a reclamação na Anatel, é preciso já ter feito uma na própria operadora.

Veja a seguir como fazer uma reclamação no site da Anatel.

  • 1º passo: Converse com sua operadora e anote todos os protocolos de cada um dos atendimentos que você teve. lembrando que elas têm a obrigação de solucionar quaisquer tipos de problemas técnicos e de cobrança.
  • 2º passo: Se com a conversa não foi possível solucionar, ligue para a central de ouvidoria da operadora em questão e anote o número de protocolo. A ouvidoria é um canal obrigatório pela Anatel. Contudo, essa obrigatoriedade só vale para empresas de telecomunicações maiores.
  • 3º passo: Caso a operadora não solucione através do canal de ouvidoria, seja sem dar um retorno ou alguma resposta ineficiente, você já pode abrir uma reclamação no canal do Anatel Consumidor e passar todos os protocolos de atendimento que teve.
  • 4º passo: A Anatel possui um prazo de 10 dias corridos após o envio da reclamação em seu portal para lhe dar uma resposta. Agora basta aguardar e acompanhar através do próprio site da Anatel.
  • 5º passo: Por fim, basta que você avalie o atendimento da Anatel ou reabra a reclamação contra a operadora de telecomunicações.

Agora, se você possui dificuldades com os sistemas online, você também poderá fazer esse procedimento através do telefone 1331.

como falar com o telefone da anatel

Redes Sociais da Anatel

Assim como outras empresas, a Anatel não poderia fazer diferente.

Ela também está inserida nas redes sociais para que seus clientes possam entrar em contato com muito mais facilidade.

Assim, ela disponibiliza um canal de atendimento e também com diversas questões informativas em suas páginas do Facebook, Twitter e LinkedIn.

Veja a seguir, os links de direcionamento para cada uma das páginas das redes sociais para quem não quiser ligar para o número de telefone da Anatel:

Anatel no Reclame Aqui

A Anatel é uma empresa que está há mais de 20 anos no site do Reclame Aqui.

Durante o período de 01 de fevereiro de 2021 a 31 de janeiro de 2022, ela teve apenas 1.208 reclamações de seus clientes. Contudo, nenhuma delas foi respondida pela plataforma.

Devido a isso, os dados sobre: reclamações respondidas, quantidade de pessoas que voltariam a fazer negócio, seu índice de solução e nota do consumidor não possui dados de divulgação algum.

Além disso, também não há referências quanto a sua nota na plataforma, fazendo dela não recomendada.

Dentro os principais problemas relatados pelos usuários estão:

  • Estorno do valor pago
  • Cobrança indevida
  • Produto com defeito
  • Divergência de valores
  • Problemas com o Resort
  • Internet para celular
  • Celular
  • Smartphone
  • Agências Reguladoras

Contudo, é preciso informar que a Anatel atende apenas pelas suas centrais de atendimento aqui mencionados anteriormente, nenhuma outra. Por isso, quando for realizar algum tipo de reclamação da operadora, não utilize estes canais paralelos, pois você não terá retorno.

App da Anatel

Além do telefone da Anatel e suas redes sociais, você também poderá optar por ter atendimento através do seu aplicativo.

Estando disponível para dispositivos iOS e Android, basta acessar a sua loja de apps e fazer o seu download.

Depois de instalado, faça seu cadastro, caso não tenha, e utilize as funcionalidades deste aplicativo gratuitamente.

Confira ainda sobre: 

Avalie este Conteúdo!

Deixe um comentário