Ouvidoria GDF: telefone para atendimento, reclamações e sugestões

Você já ouviu falar sobre a ouvidoria GDF? Uma plataforma criada como um site institucional do Governo do Distrito Federal (daí a sigla GDF), conta com uma série de serviços para o seu público.

Assim, o GDF possui uma agência virtual que facilita com que os cidadãos possam encontrar vagas de emprego no município, ver como está a situação referente a pandemia, quais são os novos programas sociais que estão disponíveis ou que estarão disponíveis em breve e muitos outros serviços e informações.

Além disso, você também encontra serviços para o cidadão do Distrito Federal, para turistas, para as empresas e também para o servidor.

Então, para que você conheça mais sobre o Governo do Distrito Federal, continue aqui com a gente e conheça o número da Ouvidoria GDF e muitas outras formas de contato. Confira a seguir!

Para que serve a Ouvidoria GDF?

O portal da ouvidoria da plataforma do GDF possui diversas finalidades para os seus usuários.

Através dela, é possível tratar de assuntos relacionados ao painel da covid-19 e ter assessoria à imprensa.

Além disso, você ainda conta com um portal para realizar os registros de suas manifestações, fazer o pedido de acesso à informação e, também, ter acesso ao painel de transparência da ouvidoria.

Tudo isso foi criado para satisfazer e atender os cidadãos da melhor forma possível.

Contudo, este canal também serve para realizar reclamações e também encaminhar suas dúvidas para o setor responsável.

Telefone da Ouvidoria GDF (e como funciona a Central 162)

A central 162 é mais um dos canais de atendimento da ouvidoria GDF criado especialmente para você.

Assim, basta ligar de qualquer telefone, seja ele fixo ou móvel para o número 162 para poder ser atendido.

Através dele você poderá realizar reclamações, sugestões, elogios e também denúncias.

Lembrando que a ligação para este canal é gratuita, sem cobrança de taxas ou encargos tarifários da sua operadora de telefonia. Além disso, ele funciona das 7 horas da manhã às 9 horas da noite, de segunda a sexta. Já aos finais de semana, o atendimento é realizado das 8 horas da manhã às 6 horas da tarde.

Etapas para o atendimento na central

Ao ligar neste número, você terá o seu atendimento registrado. Depois, você será encaminhado ao órgão responsável pelo assunto que deseja tratar.

Após isso, haverá a etapa em que a sua demanda será analisada. Apenas após esta análise que haverá uma resposta a sua solicitação.

Contudo, você também pode fazer o acompanhamento de sua demanda através deste mesmo telefone ou através do site do www.ouv.df.gov.br.

Prazos referente ao andamento das demandas

Ao realizar a sua solicitação, saiba que cada etapa possui prazos específicos para que você possa ter uma resposta, então fique atento quanto ao prazo da:

  • Posição inicial – que deve acontecer em até dez dias, contados a partir da data de registro;
  • Resposta final – que deve acontecer em até vinte dias, contados a partir da data de registro;
  • No caso de denúncias, o prazo poderá ter uma prorrogação de até vinte dias, contados a partir da data de registro.

Qual o site da Ouvidoria do GDF?

Para que você possa ter acesso a todas as funcionalidades da ouvidoria GDF, basta acessar o seu site oficial.

Dessa forma, é preciso acessar o endereço eletrônico https://ouvidoria.df.gov.br. Feito isso, você terá acesso às novidades da plataforma, notícias, poderá fazer acompanhamentos, conhecer mais sobre as Leis Gerais de Proteção de Dados da plataforma e muitos outros serviços.

Além disso, você também poderá fazer o registro de reclamações, elogios e outros assuntos nesta mesma plataforma.

Atendimento presencial

Além de ouvidoria, este canal também presta atividades do Serviço de Informação ao Cidadão, o conhecido SIC.

Então, para encontrar o endereço mais próximo de você, basta acessar a lista de:

Como acompanhar uma denúncia ou reclamação?

Para que você possa acompanhar uma denúncia realizada ou até mesmo uma reclamação é bem simples.

Neste caso, será preciso que você tenha em mãos o seu login e senha da plataforma para que você possa acessar o campo de recibos. Além disso, também é preciso ter o número do protocolo de sua manifestação.

Depois, basta acessar o campo “quero verificar o andamento da manifestação agora” e pronto.

atendimento ouvidoria gdf

Denúncia anônima

Para realizar a sua denúncia anônima, você terá que responder algumas informações obrigatórias na plataforma como:

  • quem estava envolvido;
  • como aconteceu;
  • onde ocorreu;
  • quando aconteceu;
  • por que aconteceu.

Algumas outras informações também podem ser bem relevantes na hora de realizar a sua denúncia anônima no portal da ouvidoria GDF. Neste caso, você pode responder as perguntas como:

  • os nomes dos envolvidos na situação;
  • se a situação ocorreu apenas uma vez ou se ainda está acontecendo;
  • se há provas sobre o ocorrido;
  • se tem mais pessoas que também sabe o assunto e que podem falar sobre;
  • Também informe se você viu ou ouviu pessoalmente ou se apenas ficou sabendo da situação.

Contudo, vale lembrar que as denúncias anônimas não podem ser acompanhadas. Afinal, é preciso sigilo nos envios de informações.

Então, caso você deseje saber qual será o andamento desta solicitação, você precisará se identificar e, ainda, de acordo com a lei complementar de nº 840/2011, é preciso averiguar se as informações enviadas são de plena validez.

Redes sociais do GDF

Pensando em se adequar à nova realidade, até mesmo esta plataforma também se colocou à disposição de seu público através das redes sociais. Então, para que você possa entrar em contato com a ouvidoria GDF é preciso acessar as redes:

O atendimento é simples e você pode tirar suas dúvidas também através destes canais de atendimento.

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