A Receita Federal é um órgão do governo que atua na administração e fiscalização dos tributos federais e no controle aduaneiro.
Por se tratar de uma instituição pública, conta com diversos canais de contato para oferecer facilidade aos cidadãos.
Confira também: Telefone do Ministério da Cidadania
Índice do Conteúdo:
Posso ligar para o telefone da Receita Federal?
Durante muito tempo e até março de 2020, o telefone da Receita Federal era o Receita Fone, de número 146. Desde então, infelizmente, o órgão não disponibilizou nenhum outro contato telefônico para atendimento.
Então, não é possível ligar para a Receita Federal.
Saiba mais: Telefone da Ouvidoria GDF para atendimento e reclamações
Telefone da Receita Federal
Infelizmente, o telefone da Receita Federal não existe mais, pois o número 146 foi desativado.
SAC da Receita Federal
A Receita Federal não possui SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). No entanto, não se preocupe, é possível tirar dúvidas, solucionar problemas e registrar reclamações no órgão de maneira gratuita por meio de outras ferramentas disponíveis.
Chat online da Receita Federal
Atualmente o Chat online da Receita Federal é o melhor recurso para entrar em contato com a instituição. Ao abrir o site oficial, no canto inferior direito estará localizado o “Pergunta pro Leo”.
Para ser atendido basta clicar no ícone a qualquer momento e escolher uma das opções fornecidas pelo Leo, assistente virtual da Receita Federal:
- Imposto de Renda Pessoa Física
- Acesso a Sistemas Aduaneiros
- Registro de Despachante Aduaneiro
- Registro de Ajudante de Despachante
- DCTFWeb
- Encerrar
O atendimento nesse canal é completamente automático. Ao escolher um dos assuntos listados, o usuário faz a pergunta desejada e, novamente, seleciona a opção que melhor corresponde a sua dúvida.
Caso precise retornar ao menu inicial em algum momento, basta digitar “sair”.
Embora o Chat Online garanta atendimento mais rápido, o email continua sendo um dos canais de comunicação mais utilizados pelas pessoas que desejam falar com a Receita Federal.
Para agilizar o atendimento, o órgão possui um endereço eletrônico para cada região brasileira. Observe:
Acre | atendimentorfb.02@rfb.gov.br |
Alagoas | atendimentorfb.04@rfb.gov.br |
Amapá | atendimentorfb.02@rfb.gov.br |
Amazonas | atendimentorfb.02@rfb.gov.br |
Bahia | atendimentorfb.05@rfb.gov.br |
Ceará | atendimentorfb.03@rfb.gov.br |
Distrito Federal | atendimentorfb.01@rfb.gov.br |
Espírito Santo | atendimentorfb.07@rfb.gov.br |
Goiás | atendimentorfb.01@rfb.gov.br |
Maranhão | atendimentorfb.03@rfb.gov.br |
Mato Grosso | atendimentorfb.01@rfb.gov.br |
Mato Grosso do Sul | atendimentorfb.01@rfb.gov.br |
Minas Gerais | atendimentorfb.06@rfb.gov.br |
Pará | atendimentorfb.02@rfb.gov.br |
Paraíba | atendimentorfb.04@rfb.gov.br |
Paraná | atendimentorfb.09@rfb.gov.br |
Pernambuco | atendimentorfb.04@rfb.gov.br |
Piauí | atendimentorfb.03@rfb.gov.br |
Rio de Janeiro | atendimentorfb.07@rfb.gov.br |
Rio Grande do Norte | atendimentorfb.04@rfb.gov.br |
Rio Grande do Sul | atendimentorfb.10@rfb.gov.br |
Rondônia | atendimentorfb.02@rfb.gov.br |
Roraima | atendimentorfb.02@rfb.gov.br |
Santa Catarina | atendimentorfb.09@rfb.gov.br |
São Paulo | atendimentorfb.08@rfb.gov.br |
Sergipe | atendimentorfb.05@rfb.gov.br |
Tocantins | atendimentorfb.01@rfb.gov.br |
Ouvidoria
Caso você esteja insatisfeito com o atendimento do órgão e deseje fazer denúncia ou reclamação, fale com a Receita Federal pelo canal da Ouvidoria.
Ao acessar a aba na página Fale Conosco do site, basta selecionar a opção desejada, escolher uma forma de identificação para fazer login, definir a Receita Federal como destinatário, descrever a manifestação, anexar arquivos, caso necessário, e preencher os campos solicitados.
Telefone de atendimento para Assessoria de Imprensa
A Receita Federal possui canais de comunicação destinados exclusivamente a jornalistas, ou seja, à Assessoria de Imprensa, são eles: imprensa@rfb.gov.br e (61) 3412-2777.
Os pedidos para acompanhar evento, agendar entrevista ou questionamentos relacionados a pautas referentes ao órgão devem ser enviadas, preferencialmente, para o email citado.
Também é possível enviar mensagem para uma região fiscal específica. Nesse caso, é preciso conferir o endereço de email correspondente no site da Receita Federal.
Redes Sociais da Receita Federal
Atualmente, a única rede social em que o órgão está presente é o Twitter, onde tem 375,3 mil seguidores e faz publicações frequentemente.