Telefone da Receita Federal: SAC, Chat, Email, Ouvidoria

A Receita Federal é um órgão do governo que atua na administração e fiscalização dos tributos federais e no controle aduaneiro.

Por se tratar de uma instituição pública, conta com diversos canais de contato para oferecer facilidade aos cidadãos.

Confira também: Telefone do Ministério da Cidadania

Posso ligar para o telefone da Receita Federal?

Durante muito tempo e até março de 2020, o telefone da Receita Federal era o Receita Fone, de número 146. Desde então, infelizmente, o órgão não disponibilizou nenhum outro contato telefônico para atendimento.

número de telefone da receita federal

Então, não é possível ligar para a Receita Federal.

Saiba mais: Telefone da Ouvidoria GDF para atendimento e reclamações

Telefone da Receita Federal

Infelizmente, o telefone da Receita Federal não existe mais, pois o número 146 foi desativado.

SAC da Receita Federal

A Receita Federal não possui SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). No entanto, não se preocupe, é possível tirar dúvidas, solucionar problemas e registrar reclamações no órgão de maneira gratuita por meio de outras ferramentas disponíveis.

Chat online da Receita Federal

Atualmente o Chat online da Receita Federal é o melhor recurso para entrar em contato com a instituição. Ao abrir o site oficial, no canto inferior direito estará localizado o “Pergunta pro Leo”.

Para ser atendido basta clicar no ícone a qualquer momento e escolher uma das opções fornecidas pelo Leo, assistente virtual da Receita Federal:

  1. Imposto de Renda Pessoa Física
  2. Acesso a Sistemas Aduaneiros
  3. Registro de Despachante Aduaneiro
  4. Registro de Ajudante de Despachante
  5. DCTFWeb
  6. Encerrar

O atendimento nesse canal é completamente automático. Ao escolher um dos assuntos listados, o usuário faz a pergunta desejada e, novamente, seleciona a opção que melhor corresponde a sua dúvida.

Caso precise retornar ao menu inicial em algum momento, basta digitar “sair”.

Email

Embora o Chat Online garanta atendimento mais rápido, o email continua sendo um dos canais de comunicação mais utilizados pelas pessoas que desejam falar com a Receita Federal.

Para agilizar o atendimento, o órgão possui um endereço eletrônico para cada região brasileira. Observe:

Acre [email protected]
Alagoas [email protected]
Amapá [email protected]
Amazonas [email protected]
Bahia [email protected]
Ceará [email protected]
Distrito Federal [email protected]
Espírito Santo [email protected]
Goiás [email protected]
Maranhão [email protected]
Mato Grosso [email protected]
Mato Grosso do Sul [email protected]
Minas Gerais [email protected]
Pará [email protected]
Paraíba [email protected]
Paraná [email protected]
Pernambuco [email protected]
Piauí [email protected]
Rio de Janeiro [email protected]
Rio Grande do Norte [email protected]
Rio Grande do Sul [email protected]
Rondônia [email protected]
Roraima [email protected]
Santa Catarina [email protected]
São Paulo [email protected]
Sergipe [email protected]
Tocantins [email protected]

Ouvidoria

Caso você esteja insatisfeito com o atendimento do órgão e deseje fazer denúncia ou reclamação, fale com a Receita Federal pelo canal da Ouvidoria.

receita federal para tirar dúvidas

Ao acessar a aba na página Fale Conosco do site, basta selecionar a opção desejada, escolher uma forma de identificação para fazer login, definir a Receita Federal como destinatário, descrever a manifestação, anexar arquivos, caso necessário, e preencher os campos solicitados.

Telefone de atendimento para Assessoria de Imprensa

A Receita Federal possui canais de comunicação destinados exclusivamente a jornalistas, ou seja, à Assessoria de Imprensa, são eles: [email protected](61) 3412-2777.

Os pedidos para acompanhar evento, agendar entrevista ou questionamentos relacionados a pautas referentes ao órgão devem ser enviadas, preferencialmente, para o email citado.

Também é possível enviar mensagem para uma região fiscal específica. Nesse caso, é preciso conferir o endereço de email correspondente no site da Receita Federal.

Redes Sociais da Receita Federal

Atualmente, a única rede social em que o órgão está presente é o Twitter, onde tem 375,3 mil seguidores e faz publicações frequentemente.

Avalie este Conteúdo!

Deixe um comentário